Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ideia de lembrancinha gostosa: macarrons


Macarrons são coloridos, bonitos e muito gostosos. Mas o que pouca gente sabe é que um doce barato e fácil de fazer! Dou a ideia para enfeitar a mesa de chá de seu casamento ou mesmo para dar de lembrança da própria festa ou chá de panela.

Ingredientes: (Rende cerca de 50 macarons)
- 2 xíc. (chá) de clara de ovo
- 3 xíc. (chá) de açúcar de refinado
- Corante na cor de sua preferência
- 4 xíc. (chá) de farinha de castanha de caju ou amêndoas
- 4 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro

Preparo: Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade. Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro. Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos. (DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarrons). Retire a assadeira do forno e deixe os macarrons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme. Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarrons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macarron.

Ideias de recheio - coloridos e delícia! doce de leite, geléia de framboesa, chocolate, limão, morango, pistache... Nham!

Ganache de chocolate
- 150 g de creme de leite
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 100 g de chocolate ao leite picado
Preparo: Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver. Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido).
Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons

Creme de limão
Recheio de Creme de Limão
100ml de suco de limão
150 g de açúcar
130 g de manteiga, cortada em cubinhos
3 ovos

Numa panela derreter a manteiga, o suco de limão e metade do açúcar. Numa tigela, e fora do fogo, misturar muito bem os ovos e o açúcar restante. Depois, levar a mistura à panela com os ingredientes iniciais e deixar ferver sem parar de mexer com o batedor. Após engrossar, deixar esfriar e guardar na geladeira.

Ganache de pistache:
100g de chocolate branco
50g de creme de leite fresco
10g de pasta de pistache (encontrada em empório e lojas especializadas em confeitaria)

Comece o preparo do recheio colocando o chocolate branco em uma vasilha. Numa panela, leve ao fogo o creme de leite e a pasta de pistache. Mexa até ferver. Então desligue o fogo e coloque sobre o chocolate e misture até que ele derreta totalmente. Se depois desse processo, o chocolate ainda não tiver derretido, leve ao microondas em potencia média por 10 segundos. Coloque a ganache na geladeira por ao menos 15 minutos para ficar consistente.

Creme de morango
1 xícara de açúcar refinado
2 claras grandes
170g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
16 Morangos

Pegue os morangos e ponha em um refratário pequeno e alto. Polvilhe metade do açúcar por cima. Deixe assar por 15 minutos e depois deixe esfriar. Depois, coloque o açúcar e as claras numa tigela refratária e leve ao banho-maria, mexendo constantemente, até a mistura esquentar bastante, cerca de 3 minutos – nesse tempo o açúcar vai dissolver e a mistura vai ficar engrossar levemente e ficar esbranquiçada. Despeje a mistura na tigela grande da batedeira e bata, com o batedor de arame, em velocidade média até esfriar e a mistura virar um merengue espesso e brilhante, aproximadamente 5 minutos. Agora, com o batedor em formato de pá, continue batendo e vá acrescentando a manteiga, 1 colher (sopa) de cada vez, batendo até homogeneizar. Depois de adicionar toda a manteiga, bata o buttercream em velocidade médio-alta até obter um creme espesso e bem homogêneo, 6-10 minutos. Junte os morangos processados e misture delicadamente com uma espátula de silicone.

4 comentários:

Ju disse...

fiquei com vontade de testar a receita ;)

Jean Marcelo disse...

Oi, tudo bem? Moro em Nova York e adorei o blog, muito criativo e de muito bom gosto, vou passar sempre aqui. Parabens!!!!!!
Visite: www.newyorkaseuspes.com e deixe um recadinho por la. Esta semana postei foto do casamento da minha filha em Manhattan, me diga o que achou. Abs!!!!
Twitter: @jeanmarcelonyc

Leandro Leone disse...

Hummmm parece apetitoso amor =). Boa idéia viu? Adoro namorar uma cozinheira de mão cheia. Te amo mt e muito legal a dica.
Bjosss

noivamuitoneurotica.com disse...

Vou arriscar fazer!!!!