Wedding Countdown Ticker

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Madrinhas: como se vestir

Ou: "Oi, vou ser madrinha, o que eu uso?"

A pedido da amiga Dani Amorim, estou adiantando um assunto que já estava na minha pauta: dress code para madrinhas. A roupa que as madrinhas vão usar depende muito do horário da cerimônia, do tipo de casamento, etc. E, a bem da verdade, a vontade da noiva, neste quesito, é soberana.

É importante ter em mente que as pessoas podem vestir-se de formas diferentes de acordo com seu papel no evento. Se você for da família dos noivos, vai se vestir diferente de um convidado, assim como se for participar da cerimônia, no caso de madrinha do casamento. 

Nos casamentos formais na igreja e à noite, o longo é a melhor opção. Em casamentos mais despojados, de dia, pode-se usar o tipo longuete. No caso da noiva optar por madrinhas usando longo em cerimônias diurnas, é importante ressaltar que não se deve usar brilho. Tecidos mais leves são uma boa escolha. Eu, particularmente, acredito que deva-se padronizar o comprimento para evitar discrepâncias no altar; ou todas de longo ou todas de longuete. Mas já vi casamentos em que cada madrinha foi de um jeito. Se os noivos acham ok, beleza.

Convidadas, em geral, podem optar pelo comprimento que acharem melhor, a não ser em festas MUITO chiques que pedem black-tie. Aí sim o longo é obrigação.

Cada uma com sua cor?
Em muitos casamentos, as madrinhas se preocupam em "escolher" uma cor para que ninguém a repita no altar. Acho que isso vem muito do gosto da noiva. Eu, por exemplo, não me incomodo. É claro que se forem todas de azul, sei lá, acho que fica meio estranho. Mas se por acaso duas usarem verde em tons diferentes, não vejo problema. Aí é uma outra questão que a noiva deve deixar bem clara para suas madrinhas para não haver confusão. E tem também a moda americana, em que as madrinhas usam todas o mesmo modelo, ou então a mesma cor em modelos diferentes.

O vestido da Drew Barrymore é meu modelo dos sonhos!

Quase unanimidade, apenas uma coisa: convidadas e madrinhas não devem usar branco nem cores muito claras como gelo, off-white ou champagne. E muitas noivas também não gostam que madrinhas usem preto no altar por causa da tradição de mau agouro. (E nessa eu me incluo, rs)

Dicas para ficar linda e não ficar no vermelho
Há algum tempo, fiz uma matéria no EGO, onde trabalho, sobre vestidos de festa. Contei com a ajuda de Bia Vianna, da consultoria de moda À Moda da Casa, que me deu dicas para arrasar numa festa sem arrasar a conta bancária. Dá para aproveitar um traje antigo, por exemplo. "Uma coisa que eu sempre faço questão de lembrar: só você saberá que aquele vestido é velhinho, então não dê tanta importância a isso, se preocupe em estar linda!", diz a consultora.

"Dá para reformar um vestido antigo, colocando um detalhe que ele não tinha e caprichando no cabelo e na maquiagem. Não adianta nada estar de vestido e acessórios lindos se seu cabelo e maquiagem não estiverem tão lindos quanto. É muito comum, infelizmente, a falta de preocupação com isso. Dá para fazer em casa e ainda assim sair arrasando." Bia aconselha se inspirar em tutoriais de make de sites - tem o 2Beauty, o Dia de Beauté... 

E não esqueça de caprichar nos acessórios. Em algumas produções, é o que dá a vida ao look. "Eles não precisam ser combinadinho há algum tempo. Precisam estar em hamonia com todos os acessórios e também com o vestido, a maquiagem e o penteado", explica Bia. "Se o vestido já é bem trabalhado, escolha uma bolsa com menos informação, assim como o sapato. Mas se o vestido for liso, aposte nos acessórios com mais brilho, mais detalhes, mantendo a harmonia entre eles."
Modelos simples mas fofos. E o que é essa sandália roxa?! Linda!
Preto no altar não traz bons agouros, dizem. Mas o modelo é lindo!

4 comentários:

Flávia disse...

A madrinha agradece : )

Anônimo disse...

Adorei. Vou colocá-lo na lista dos preferidos do NMN!!!!

Eu sou contra escolhe cor de madrinha. Acho péssimo eu TER que escolher uma cor que gosto...aí chego na loja e a OUTRA cor ficou bem em mim...mas não posso levar.

Odeio noiva que acha que só o casamento dela é importante no mundo!!! hahahaha

Dani Amorim disse...

Êeee valeu Bibi!
Ontem fui convidada p ser madrinha da minha prima, e vou entrar c um amigo chiqueeeeeeeerrimo supra sumo da elegancia (sim,ele eh guêi). A noiva nao fez nenhuma exigencia de cor, etc. Creio q ela va comentar a questao de ser longo, o q eu concordo, sendo casamento a noite, festa, etc. To aqui SONHANDO c o modelo da Drew,ja tinha visto e babado.
Outra coisa legal ressaltar no dress code da madrinha eh q ele nao seja TAO decotado ne? Principalmente se tiver cerimonia religiosa... a pessoa la no altar,aquela coisa bem familiar, e de repente a madrinha c um decote nas costas beira-koo nao da ne? Nem o decote roubar a cena da noiva...enfim.
Valeu Bibi!

Unknown disse...

Também penso como você. Não me importo que as madrinhas repitam cores. É difícil ficar todas idênticas! Existem tantas variações de cores.
Vou ser madrinha da minha irmã de azul cobalto =)