Já foi falta de educação criar uma lista para pedir presentes. Hoje em dia, é mais do que esperado que os noivos coloquem uma lista em lojas de sua preferência. Facilita a vida do convidado, até.
No nosso caso, colocamos as listas em três lojas: Ponto Frio, Tok Stok e Fast Shop. As três têm muitos produtos e facilitam troca de presentes repetidos. Uma mão na roda para os noivos!
E o polêmico cartãozinho com o nome das lojas no convite: pode ou não pode?
Especialistas em etiqueta condenam a prática. Eu não coloquei por achar desnecessário - quem quer dar presente pergunta da lista e pronto. Mas se você quer colocar, se acha que vai ser melhor no seu caso, faça.
E pedir dinheiro ou cotas de lua-de-mel?
Especialistas em etiqueta condenam, mais uma vez. Procurei e achei a opinião de Fábio Arruda: "Alguns casais “vendem ações” da lua-de-mel, pedindo para que as pessoas contribuam em dinheiro. Mas isso tudo comercializa demais o casamento. O fato é: se você está sem dinheiro para o casamento ou para a lua-de-mel, é melhor não casar. Senão, você acaba obrigando os seus convidados a pagar pela sua festa". Só que acho que vai das pessoas que você convive. Eu não quis fazer porque estou montando minha casa e presentes - eletrodomésticos, utilidades domésticas e etc - me são uteis.
Acho que vale a dica de tentar contemplar todos os bolsos, disponibilizando presentes de vários valores na lista. É tão desagradável entrar na lista e ver que não tem nada que a gente consiga pagar! (eu já passei por isso, acreditem)
8 comentários:
a dica de variar os preços, é ótima mesmo! acho super justo, nem todo mundo pode dar um microondes de presente, né! rs! o bom também é ir repondo os itens de valor menor, a cada vez que forem comprados!
beijos!
ahhhhhhh eu tb já passei por isso.... Mas eu fui boba, deixei para ver a lista 3 dias antes do casamento, e as coisas mais baratinhas já tinham sido compradas... hehehehe
É um assunto polemico mesmo, optamos em fazer em dois locais, decoração: Tok Stok e uma de eltro: Ponto Frio. E pra ter uma parâmetro de preços, coloquei tudo que eu mesma pudesse pagar! Só tomei cuidado para não colocar os itens que pedirei no chá de panela, minha ideia é colocar os itens que eu não ganhar no chá depois que ele acontecer.Bjos
concordo com vc sobre ter presentes para todos os bolsos!!!
beijossssssss
Concordo com o post todo, Biessa! E caramba, eu não sei o que eu pensaria se chegasse na lista e só encontrasse presente que eu não poderia pagar... nunca aconteceu. rs
Beijos!
É uma situação delicada mesmo!! Como já moramos juntos, decidimos por cotas de lua de mel. A lista ficará no site que fizemos e tem todos os tipos de valores..nossos convidados são amigos queridos e próximos e tenho certeza que ninguém vai interpretar mal..e acho também que a decisão deve ser tomada sempre levando em conta os nossos convidados, né! Bjs
Concordo com a Bel, regras de etiqueta devem ser levadas sim em consideração, mas tudo pode ser adequado ao seu perfil de convidados. Nós optamos por cotas de lua de mel e uma lista na Tok Stok, para quem não curte a ideia das cotas. Mas todos os convidados comentam o quanto acham legal a história do site com cotas...
Beijos! :*
Pois é, Biessa, nós tivemos que nos render às famigeradas cotas de lua-de-mel... Mas tentei fazer de uma forma informal e divertida, como passeios e afins como presentes. Acho que ficou mais sutil! =)
E a questão dos valores, o ideal é os noivos monitorarem as listas e tentar manter sempre produtos em todas as faixas de preços até a data do casamento... O difícil é ter tempo pra isso, né?
Bjs!
Postar um comentário